
A quiropraxia pode ser feita em todas as idades, desde o recém-nascido ao idoso, pelo atleta e trabalhador. Porém ela não é para todos os casos, por isso a avaliação é de extrema importância para determinar isso.
Muitas vezes uma sessão ajuda muito mas não é o suficiente para resolver muito tempo de dores e descuidos. Algumas sessões podem ser recomendadas. O tratamento consiste na aplicação de técnicas articulares não invasivas (conhecidas como ajuste), técnicas musculares, orientação de postura e ergonomia e melhora de estilo de vida. A quantidade de sessões depende de cada caso.
Em condições normais o ajuste não dói, porém em casos agudos pode ser um pouco desconfortável para o paciente, mas a tendência é um rápido alívio de dor.
A avaliação é a primeira consulta. Nela o quiropraxista vai querer conhecer toda a história do paciente, desde informações sobre a dor, até questões de hábitos como sono e prática de exercícios. Será realizada uma minuciosa avaliação da postura e funcionamento articular da coluna. Após o diagnóstico, possivelmente já serão realizados os procedimentos de correção para alívio da dor e melhora funcional. Ao final, serão indicadas recomendações para uma completa recuperação.